Democracia
Olá!
A palavra democracia tem origem grega que quer dizer “poder ao povo” (Demo=Povo e Cracia=poder). O caso é que falar sobre democracia requer mais que saber o significado da palavra. A origem da democracia está na Grécia, mas não é a mesma democracia que temos hoje. Só o cidadão é que poderia votar e se candidatar, e esse cidadão era obrigatoriamente um homem livre, de posses e de alguma família de Atenas, lembrando que foi só em Atenas que foi adotada a democracia, em nenhuma outra polis (cidade). Bom, a base da democracia era simples: todos tinham o direito de falar o que quisessem e poderiam se candidatar ao cargo de liderança. Esse é o grande atrativo da democracia, mas também é a sua maior fraqueza, já que TODOS tinham direito de se pronunciar e de se candidatar ao cargo de liderança. O mais engraçado é que todos falam da democracia ateniense como se fosse a 8ª maravilha do mundo, mas ela foi usada por APENAS 50 ANOS! Exatamente, só 50 anos (isso por que hoje só falamos dela). Trabalhar com o mesmo regime democrático seria o mesmo que jogar roleta russa, a chance de levar uma bala na testa era razoável. Mas, falando sério agora, a democracia foi um divisor de águas no mundo antigo, pelo menos para nós, e analisar as características de um sistema de governo, que teoricamente poderia favorecer a uma elite, mas que ao mesmo tempo visava o bem de todos na cidade é algo admirável para nós, historiadores. Admito que poucos povos conseguiram inovar no campo da política, e mesmo hoje, no século XXI, ainda estamos à sombra dos gregos: usamos o sistema de governo deles (mesmo que com MUITAS modificações), no campo da ciência, todas as nossas descobertas derivam do pensamento grego, e ainda a influência grega (mesmo que indireta) nos romanos, que também deixaram um legado considerável para nós. Seria uma besteira falar que a democracia é algo inútil, mas as vezes não consigo pensar em uma aplicação boa para ela hoje. Eu me pergunto se as pessoas votam em candidatos idiotas por revolta ou por brincadeira. Sinceramente, tenho medo das pessoas usarem novamente o poder que possuem de forma irresponsável. Me refiro (obviamente) ao VOTO. Hoje os jovens pensam na política como algo sem propósito, mas se voltarmos apenas 30 ou 40 anos, teremos a ditadura militar e a supressão do direito do voto. Na Grécia clássica, o voto era o que diferencia o cidadão dos outros. O voto é o grande poder que rege um sistema democrático, e saber disso significa estar ciente da sua responsabilidade, e tomar a decisão CERTA.
Bom, é isso.
Ainda falta um texto pra finalizar essa série, e logo ele estará pronto.
Até mais!
Olá Fábio ... Não estou quewrendo chegar chegando mas, o voto é a base de uma sociedade inteiramente republicana.
ResponderExcluirA Democracia Grega nasceu e morreu no berço, nem lá foi empregada como foi idealizada.
Quanto ao cargo de liderança, não há cargo de liderança para uma pessoa num sistema democrático, isso seria mais facilmente encontrado num regime republicano.
Eis uma grande contradição democratica grega, não?
Achei ótimo esse texto, se muita gente ler, poderemos contar com muitas visoes diferentes de democracia, o que nos fortalecerá no futuro e quem sabe criarmos uma de fato.
Não acredito que seja contradição.
ResponderExcluirTambém não acho que seria uma questão de tomar decisão certa.
É pura e simplesmente decisão e no caso voto na democracia.
No caso voto na democracia, ok.
ResponderExcluirMas o voto para eleger algo de acordo com a vontade da maioria é uma essencia republicana, ou não?