Paraguai


        Não posso deixar de dizer que estou preocupado com a questão do Paraguai, não porque o presidente Lugo foi vítima de um golpe armado pela sua oposição, e não aceito outro nome senão GOLPE DE ESTADO, pois não foi dado ao ex-presidente o direito de defesa, que é universal, a não ser que o sistema jurídico do país seja tão arbitrário. Da mesma forma como ocorreu anteriormente aqui mesmo no continente, em especial, no Brasil, o Congresso aprovou tirou o poder do presidente em pouco mais de 24 horas e já empossou o vice. É admirável que ainda existem pessoas que, contrariando a mesma constituição que juraram, desferem um duro golpe contra a democracia e contra o povo paraguaio. 
         Não é de hoje que os problemas do Paraguai existem, assim como nossos problemas não existem depois de 1989. A fome, a miséria e a falta de recursos sempre assolaram o país, o que deixou uma pequena, e corrupta, parte da população com tudo o que o país produz. Do jeito que o processo se desenrolou, não dá  para não acreditar que foi apenas e tão somente um ato dos nobres parlamentares contra as atrocidades de um governante tirano e populista. O problema é muito mais antigo do que muitos podem imaginar. Desde que se existe o Paraguai, já existia uma guerra entre facções rivais, que depois viraram partidos rivais, e que passaram séculos lutando pelo poder e usam o povo como uma massa de manobra, útil quando querem forçar algo, contra ou a favor do Sistema implantado por quem está no governo. 
          É triste ter que ver notícias de um golpe mascarado pelas oligarquias, e que os organizadores estão a milhões de quilômetros de distância, apenas sentindo o doce gosto da vitória. 

Comentários

Postagens mais visitadas