Inclusão

Esta é minha primeira postagem, então, como manda o figurino, vamos as apresentações.
Sou o char(ham ham) Rodrigo, Pedagogo e Historiador(em formação... rsrsrs)
Vegetariano, compartilho de ideias anarquistas, gosto muito de buscar discussões que gerem conhecimento e também apreciar um bom café.

Ha um tempo nasceu em minha cabecinha uma grande dúvida.
A inclusão existe para incluir o que?
Toda vez que penso no termo fico revoltado.
Inclusão, usado como termo de um projeto social igualitaria, é tão preconceituoso quanto não fazer nada para alcançar essa igualdade.
Se há inclusão é por que há pessoas que estão excluidas, e o Estado sabe disso, caso não fosse verdade, não criaria tais projetos.
Quando desejamos INCLUIR alguém ao nosso meio, estamos indiretamente dizendo que essa pessoa, como ser humano, não pertence ao grupo social da humanidade, o que contradiz com a declaração universal dos direitos humanos.
Dizer que estamos incluindo é uma forma de acentuar o preconceito que a sociedade tem para com as pessoas que, não se enquandram nos seus parametros de normalidade, beleza e realidade.
Se há igualdade na lei, na declaração, então, por que raios criar um PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL?
Se somos iguais perante a lei, não há necessidade. Isso mostra o quanto somos preconceituosos e temos consciencia disso, mas não fazemos nada. Alias, fazemos sim, definimos novos parametros, pois, dessa forma excluimos alguns individuos para depois inclui-los, com o argumento de restauração da democracia e igualdade, ou seja, conversa para boi dormir, mentira pura.
Não concordo com o termo "Inclusão Social", pois, dessa forma nós só dizemos que estamos tratando outros como diferente, que somos melhores, pois, se nós os incluimos é por que quem necessita são eles, correto?
E o principal, se concordo com isso, estou tirando do Estado sua responsabilidade primaria, que é justamente garantir que todas as pessoas tenham igualdade de direitos e deveres, afinal é isso o que esse orgão deseja, não é? Então faça!
Não há necessidade de incluir ninguém, todos somos humanos e já estamos inseridos numa sociedade, o que pode ser feito é adaptar o ambiente para garantir os mesmos acessos e possibilidades para todos, o que não quer dizer que a pessoa em questão estava numa situação de exclusão.
Toda vez que usamos esse termo, nós nos distanciamos da pessoa que o recebe, é dificil olhar para alguém que recebe o titulo de "inclusão" e ve-lo sem esse rótulo, após saber que é tratado assim.
Se dizemos que alguém foi incluido, veremos ele sempre como diferente, esse termo exclui, não inclui, cria preconceito, não diminui essa distancia.
Não é bem intencionado, como alguns afirmam, é propositalmente cruel. 
Para um primeiro post, acredito que basta, se necessario retornarei com o tema.

Comentários

  1. Muy bien.
    El estado representa estos proyectos para enmascarar sus deberes para con la sociedad, y luego regresar a su trabajo, para toda la población.
    A nivel mundial, el término "inclusión" se utiliza de manera similar perjudicados.
    Es importante evaluar nuestros conceptos a todos frente a los proyectos, porque como usted ha mencionado, hay mucho detrás de la crueldad en los proyectos estatales, como los sistemas de inclusión y de cuotas.

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa .... Valeu Nipoespanica. ^^
    A crueldade é tão grande que nós a reproduzimos sem ao menos perceber.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas